Aumentando a produtividade do solo através dos Condicionadores do Solo

Os condicionadores podem ser definidos, resumidamente, como substâncias que melhoram a capacidade do solo nos quesitos químico, físico e biológico e consequentemente auxilia no aumento da produção do solo. Um exemplo de Condicionador do solo seria o Biochar.

O biochar é produzido por meio da pirólise que é   um processo de decomposição térmica, entre os 400ºC e os 800 ºC, na ausência total ou parcial de oxigênio, convertendo a matéria-prima da biomassa em três produtos:  carvão vegetal (sólido), bio-óleo (combustível liquido) e gás combustível contendo CO, CO2, H2, CH4 e outros hidrocarbonetos (NOBREGA, 2011). A pirólise da biomassa de resíduos pode gerar combustíveis e biochar recalcitrante contra a decomposição. Se o biochar for retornado para terras agrícolas, ele poderá aumentar o conteúdo de carbono do solo de forma permanente e estabelecerá um coletor de carbono para o CO2 atmosférico.
Neste caso, o uso de resíduos de culturas como fonte de energia potencial pode melhorar a qualidade do solo e reduzir as emissões de gases de efeito estufa de uma forma complementar não concorrente.

 

Á Direita: Pó de Rocha – Á Esquerda: Biochar.

 

Uma Pesquisa gerenciada pela Embrapa Agrossilvipastoril (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) tenta comprovar a efetividade da utilização do biochar em cultivos. De acordo com a pesquisadora da Embrapa, Fabiana Rezende, o material permanece no local por um longo período, por isso o efeito benéfico e duradouro.

Estamos testando a eficácia dos condicionadores do solo em nossa propriedade. Também postamos o teste em nosso Perfil do Instagram . Em breve teremos mais informações a respeito desses condicionadores, ambos considerados promissores para a Agricultura sustentável.

Gostou dessa Matéria? Compartilhe!